quarta-feira, 24 de abril de 2013

DICAS DE QUEM TEVE O CARRO ALAGADO NA ÚLTIM ENXURRADA !!!


Começa a chover e as primeiras gotas já são capazes de provocar um enorme caos no trânsito. Quando a água é muita, então, dirigir pode virar uma aventura bem perigosa. As chances de você passar por vias alagadas são enormes e, por isso, é essencial saber o que fazer quando der de cara com uma enchente, a fim de evitar enfrentar qualquer problema com o carro.





O mais importante é estar sempre alerta e bem informada. O rádio é o principal aliado, já que muitas emissoras transmitem informações das condições de trânsito em tempo real. Sabendo dos pontos mais críticos da cidade, sempre os evite, procurando rotas alternativas. Mas a gente sabe que nem sempre dá para fugir. Se for esse o caso, aí vão  sete medidas importantes para sair do aguaceiro com o veículo intacto.

Atenção à profundidade – Quando precisar passar por uma rua tomada pela água, é preciso ter garantias de que dá para enfrentar. O ideal é observar antes os motoristas à frente. Se o nível da enchente não ultrapassar o meio da roda, está liberada para ir em frente!
Nunca mude da primeira marcha – Essa dica é valiosa. Nunca entre com muita velocidade em uma área alagada. Pare o carro antes e, quando for avançar, engate a primeira marcha e mantenha a aceleração. “Em uma aceleração constante, a frente do veículo vai formar uma onda na água, fazendo com que fique mais raso perto do motor”, ensina o especialista.
Câmbios automáticos desligados! – Em carros que têm tanto a opção de câmbio automático quanto manual, opte pelo segundo. O ideal é garantir que esteja sempre na primeira marcha.
Jamais deixe o carro morrer – Essa pode ser a chance de a água danificar de vez o motor do carro, causando o maior problema que uma enchente pode ocasionar: o calço hidráulico. Ele acontece quando a água entra pelo escapamento e invade a câmara de combustão. Assim, onde deveria ser comprimido o ar e o combustível pelo pistão, existe água. Isso faz com que o motor trave e deixe de funcionar. E ninguém aqui quer ficar ilhada, certo?
Não divida espaço – Passar pela enchente junto com outros carros é muito arriscado, justamente pela movimentação da água, que já falamos quando demos a dica da marcha. Um carro em mão contrária ou no mesmo sentido, em paralelo, pode criar ondas e jogar água para cima do veículo, fazendo com que a água cause o calço hidráulico. Sempre vá sozinha. Se tiver algum apressadinho, deixe passar e atravesse com segurança.
Nada de ar-condicionado – O aparelho usa a potencia do motor para refrigerar o ambiente. Se ele estiver desligado, você pode usar o motor única e exclusivamente para se locomover.
Saindo da enchente, freie – Depois de passar por uma área alagada, os freios ficam muito molhados. A dica é, quando sair da enchente, antes de seguir, freie de leve. Essa medida,
tira um pouco da umidade e evita que você fique na mão quando precisar frear mais à frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário