terça-feira, 5 de abril de 2016

REUTILIZANDO AS SOBRAS DOS ALIMENTOS

1. Cebolinha
Pode parecer estranho, mas é verdade. Cebolinha verde pode crescer novamente quando você guarda as suas raízes brancas. Como? Simplesmente corte as folhas verdes e ponha as pontas brancas num copo com água, colocando-o no peitoril de uma janela onde bata sol. A cebolinha começará a crescer quase que imediatamente, e você poderá ter as folhinhas verdes por tempo indefinido. De tempos em tempos, mude a água, enxágue as raízes e recoloque-as no copo com água limpa.

2. Pó de café
Café moído, antes ou depois de usar, pode ser usado para resolver uma porção de situações. Portanto, antes de jogá-lo fora, você pode usá-lo para:
- Espantar as formigas simplesmente espalhando um pouco de café nos locais onde você viu grupos desses insetos. Funciona como ótimo repelente.
- Para esfoliar a pele, você pode passar grãos de café no rosto e enxaguá-lo em seguida.
- Para fertilizar plantas, você pode espalhar café moído em solo ácido.
- Para neutralizar mau cheiro do freezer, coloque nele uma tigela de café moído (pode também acrescentar algumas gotas de essência de baunilha).
- Para remover cheiro de comidas das suas mãos, recomendamos esfregá-las com café moído, lavando-as em seguida.
- Para espantar as pulgas do seu cachorro, lave-o, esfregue café moído no seu pelo e lave-o novamente.

3. Casca de frutas cítricas
Além de nos proporcionarem vitaminas essenciais, as cascas das frutas cítricas são bem úteis. Elas ajudam a espantar insetos, bem como neutralizar odores de mofo. Use cascas raladas para esfregar em superfícies que atraem insetos voadores ou formigas.
Outra opção é colocar as cascas no liquidificador, acrescentar um copo d'água e moer até obter uma mistura pastosa. Coloque essa mistura nos morrinhos de formigas ou na entrada da casa.
Para livrar-se do cheiro de mofo, ponha a casca de uma laranja em um saquinho de pano e pendure-o dentro dos armários de roupas e/ou sapatos. Você também pode jogar as cascas de frutas cítricas na lata de lixo para neutralizar odores desagradáveis.

4. Bananas passadas
Bananas maduras demais, que já passaram do ponto de serem comidas in natura, podem transformar-se num gostoso pãozinho. Portanto, em vez de jogá-las fora, faça essa deliciosa sobremesa.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de água com gás
1/4 de colher de sopa de sal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos batidos
2 xícaras de bananas maduras amassadas
Instruções:
Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de bolo inglês. Em uma tigela grande, misture a farinha, a água com gás e o sal. Em outra tigela, misture a manteiga e o açúcar mascavo. Acrescente as bananas amassadas à tigela com os ingredientes molhados e misture bem. Em seguida, acrescente essa mistura das bananas à tigela com os ingredientes secos e misture bem, obtendo uma massa homogênea.
Passe para a forma untada e leve ao forno preaquecido por 60 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar por 10 minutos antes de servir.

5. Batatinhas chips
Salgadinhos como batatas chips ou biscoitos cream crackers são caros e é bem chato quando acontece de um grande pacote ficar muito seco depois de poucos dias. Entretanto, em vez de jogá-los fora, coloque-os no forno de micro-ondas por 10 segundos. Eles farão uma viagem de volta no tempo e voltarão com alto nível de crocância.
Outra opção é preaquecer o forno comum a 200 oC, colocar os chips ou crackers sobre uma camada de papel manteiga e assar por 1-2 minutos.
Cuidadosamente, tire-as do forno quando começarem a ficar douradas, e a crocância voltará.

6. Farelo de biscoitos
Antes de jogar fora pacotes de pretzels, croutons, cereais, crackers ou outros salgadinhos que têm farelos, recolha-os e coloque-os em um saco plástico maior, triturando os farelos com um rolo de macarrão. Você poderá então usá-los em outros pratos (como empanados) ou colocá-los no freezer em pedaços maiores e cozinhá-los levemente para fazer novos salgadinhos.

7. Pão velho
Não jogue fora o pão velho! Você pode transformá-lo em deliciosos croutons para sua salada ou sopa.
Corte o pão seco em cubinhos. Coloque uma frigideira em fogo médio, com um pouco de manteiga e ponha nela os cubinhos de pão, mexendo até que comecem a ficar dourados. Depois que os cubinhos de pão estiverem torrados, retire-os da frigideira. Se você não for usá-los em seguida, espere que esfriem antes de armazená-los.

8. Arroz
Se você encontrou um pacote de arroz (que você nem lembrava mais que tinha) e acha que ele não pode mais ser consumido, não o jogue fora. Na próxima vez que algo se molhar (seu telefone celular, por exemplo), ponha o arroz numa tigela e mergulhe o objeto molhado nela. O arroz drenará o líquido do objeto. Se for o seu celular, espere 24 horas para ligá-lo novamente.

9. Esponjas
Se você precisa fazer limpezas e está em falta de boas esponjas, simplesmente ponha aquela velha no micro-ondas por dois minutos. Ela estará bem mais limpa (isso mata quase 100% dos germes) e ficará quase tão boa quanto uma nova.
CUIDADO! NÃO ponha no micro-ondas nenhuma esponja que tenha fibras metálicas.

10. Limão
Se você precisa acrescentar apenas algumas gotas de limão a uma receita, não o corte em metades. Em vez disso, faça um furo com um palito e pacientemente esprema a quantidade que você precisa. Cubra o furo com um pedaço de fita adesiva ou papel e leve o limão de volta à geladeira para ser usado depois.
11. Ovos
Para prolongar a vida dos ovos frescos, mergulhe um pedaço de papel-toalha em óleo vegetal e, delicadamente, passe-o nos ovos, como se estivesse untando uma fôrma de bolo. Leve-os à geladeira e o óleo os manterá frescos por mais três a quatro semanas.

12. Batatas descascadas
Você descascou batatas demais? Não as jogue fora nem cozinhe! Simplesmente ponha as batatas que você não vai usar (ainda cruas) numa tigela com água gelada, acrescente umas gotas de vinagre e leve à geladeira. Elas irão conservar-se por mais três a quatro dias. Funciona também com batata-doce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário