segunda-feira, 11 de abril de 2016

COMO COLHER PLANTAS E ERVAS



Bueno, em primeiro lugar nunca arranque uma planta sem pedir permissão. Faça uma troca e agradeça.Deixe no local um fio do seu cabelo como minha avó bugra fazia ou uma pedrinha, seixo rolado, um cristal.... fica à seu critério. O elemental da planta agradece.

Vamos lá !

1) Colher antes de o sol esquentar, sem sereno ou molhadas da chuva
2) Não colher em local poluído, junto à esterqueiras, águas estagnadas ou suspeitas. na beira das estradas, em lavouras ou solos contaminados por agrotóxicos.
3) Colha as plantas que possuam boa aparência, inteiras, sem fungos ou doenças aparentes.
4) Conforme a planta você vai colher: raízes, casca, caule, madeira, folhas, flores e sementes.
5) É aconselhável colher raízes na dormência da planta, geralmente no outono: casca, lenho ou folhas quando no inicio da floração,época em que possuem mais princípios ativos: flores quando abertas e as sementes quando maduras.
6)Raízes, principalmente, devem ser bem lavadas e as cascas raspadas para tirar parasitas ou fungos.
7)A secagem deve ser feita em lugar ventilado e à sombra. As partes mais duras da planta devem ser picadas, para facilitar a secagem.
8) Guardas cada tipo de chá ou partes diferentes da mesma planta em saquinhos de papel grosso bem fechados ou potes de vidro, de lata ou plástico bem tapados. Se aparecer umidade no plástico a secagem não foi completa. Deve-se continuar a secagem, pois se mofar não poderá ser usado.
9) Colocar etiqueta nos recipientes com o nome da planta e data da coleta, refazendo os estoques anualmente, pois com o tempo os chás sofrem alterações.