quarta-feira, 29 de junho de 2016

PASTILHAS CASEIRAS DE MEL



Já estamos no inverno e é agora que mais ficamos gripados, com dores garganta e tosse. Quando essa época chega, mais e mais pessoas ao seu redor sentem aquela vontade de ficar na cama o dia inteiro, mas, quando a garganta pega, não tem jeito: temos que correr até a farmácia para comprar pastilhas, certo? Errado! Esta ótima receita irá aliviar a sua garganta com produtos naturais e bem conhecidos por todos!

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de mel puro, de preferência orgânico
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
Para polvilhar:
  • 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
Os artigos de cozinha :
  • 1 termômetro para doces 
  • Um molde de balas com pequenas aberturas (ou um pedaço de papel manteiga, onde você pode despejar a pastilha e deixar endurecer até que consiga quebrar em pedaços pequenos).
 Coloque o mel, o suco de limão e o gengibre ralado em uma panela. Com um fouet de metal, mexa os ingredientes juntos até começar a ferver. A mistura vai tornar-se espumosa e começar a subir pelos lados da panela. Quando acontecer isso, retire do fogo e continue a bater até que a espuma reduza e, em seguida, coloque leve a panela novamente ao fogo médio. Repita este processo até que o termômetro de doces leia 150 graus.

Em seguida, coloque um pouco da mistura quente em um copo com água gelada (ou rapidamente mergulhe uma colher na mistura e depois na água gelada). Se a mistura formar uma bola dura e crocante, então estará pronto. Se não, continue mexendo e aquecendo e tente novamente um minuto mais tarde.
Deixe a mistura esfriar até que a espuma desapareça e, em seguida, coloque-a no molde ou no papel manteiga. Deixe esfriar completamente (não leve ao congelador nem à geladeira), até endurecer. Uma vez que eles estiverem duras, pressione na parte de trás do molde para soltar as pastilhas. Se você usou uma forma coberta com papel manteiga, apenas quebre o doce em pedaços pequenos.
Se quiser aumentar o poder das pastilhas, misture o açúcar de confeiteiro com um pouco de vitamina C em pó (disponível em lojas de saúde e farmácias) e mergulhe cada pastilha nele. Armazene-as em um recipiente na geladeira, porque elas tendem a ficarem pegajosas quando deixadas ao ar livre.