quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

EQUINÓCIO DE OUTONO

 

Esta é a época do ano que eu mais gosto. Pelo ar mais fresco, pelas luzes do dia, porque ficamos no meio termo nem verão nem inverno. E celebro este Equinócio de Outono com muita respeito porque é uma época de mudança.

O início desta estação climática varia de data dependendo do hemisfério. O início do outono é marcado pelo equinócio de outono. Isso ocorre cerca de 23 de Setembro, no hemisfério norte. Durante estes dias, o sol atinge o seu ponto mais alto em relação a um ponto de observação sobre o equador da terra. .

A palavra outono vem do latim "autumnus" que significa "mudança". Assim, o outono é a transição entre a primavera (época mais colorida do ano) e inverno (período mais escuro do ano.

Durante esse tempo, nem todas as árvores mudam de cor nas suas folhas. As árvores que têm esta característica são chamadas caducas ou árvores de folha caduca. Elas são assim chamadas por perdem a sua folhagem durante a estação mais fria (inverno). Sua mudança de cor no outono só alerta sobre a próxima perda de folhagem.

A chegada do outono marca o início de várias celebrações na América Latina. Essas celebrações datam da era pré-colombiana. Muitas culturas indígenas, como a asteca ou Aymara comemoravam as mudanças, que eram evidentes na natureza, como manifestações de seus deuses. Os maias celebravam o Equinócio de Outono, selecionando uma área de colheita específica de acordo com os seus deuses.

Prá quem gosta de viajar uma boa pedida é assistir o Festival do Meio-Outono que acontece em Buenos Aires, Argentina. Este festival é também chamado de Festival da Lua. É organizado no bairro chino e tem como objetivo apresentar os costumes e características chinesas para o resto da população da Argentina. Durante este festival apresentam a dança do dragão e do leão, além de exposições de artes marciais e música chinesa.

Em alguns países possuem a tradição de fazer um boneco ou monumento em comemoração à chegada do outono. Normalmente constroem-se um espantalho, boneco usado para afastar as aves das culturas vegetais. Tal tradição ocorre porque o Equinócio de Outono marca a época de colheita em muitos lugares.

No Brasil, celebram a Festa de Outono Akimatsuri do Bunkyo de Mogi das Cruzes, tem mais de 60 atrações cada ano. Cerca de 90 mil pessoas participam na Festa todos os anos.

É o momento perfeito para desfrutar de lugares emblemáticos da América do Sul, como Caminos del Inca que abrange países como a Argentina, Bolívia, Chile e Peru.

Neste outono inverno 2019, pra quem acompanha a moda internacional se preparem... a tendência é o uso de prints animais, do leopardo ao tigre, da zebra ao lince, provocantemente selvagem e ousadas.

Como lá no Itapuã tem muita jararaca e cruzeira já estou catando o couro das culebras pra me fazer um capote bem bonito , com um look selvagem e provocante como pede o momento. Me aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário