segunda-feira, 16 de outubro de 2017

DICAS DA MALÚ

EM TEMPOS DE ESCASSEZ DE ÁGUA...

Em tempos de escassez de água, todos precisam colaborar e economizar, até mesmo os animais de estimação. A dica é passar a dar banhos secos nos bichinhos. Mas atenção: a prática não deve ser constante. É importante falar com o veterinário do seu cão ou gato para que ele aconselhe de quanto em quanto tempo é possível recorrer à técnica. Cada animal tem um tipo de pelo e pode reagir diferente à frequência do banho a seco.
Na sua própria casa, você pode fazer uma mistura para limpar seu animalzinho. Basta usar um litro de água, uma xícara de álcool e uma xícara de vinagre. Borrife o líquido em uma toalha úmida. Passe no sentido contrário do pelo e, depois, escove no sentido do pelo.
Outra opção é aplicar a mistura de uma xícara de amido de milho com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio. É importante massagear para que essa mistura absorva a oleosidade, os odores e a sujeira. Depois, escove para retirar a mistura.
Durante os procedimentos, você não deve aplicar nenhum líquido sobre as feridas abertas, porque isso atrapalha a cicatrização.
Para o banho tradicional, em casa ou no pet shop, a dica é usar xampus com poder maior de diluição, porque será necessário usar menos água para enxaguar o animal. Use uma bacia com água morna em uma altura que cubra os “cotovelos do animal”. Para enxaguar, use uma bacia com água.
No cotidiano, outras práticas também ajudam a manter seu animal limpinho e sem gastar água. Ao chegar da rua, o dono deve limpar as patas e o focinho do cão com um lenço úmido, específico para bichos, no lugar de lavar com água corrente.


FALANDO EM ARTRITE....

A artrite é caracterizada pela inflamação em uma das juntas. A leitora Maria Santos Tomazini enviou uma mensagem pedindo uma receita de suco e o Universo Jatobá traz todas as dicas e também receitas e suas propriedades para amenizar as dores da artrite reumatoide, que se diferencia da artrite por se tratar da inflamação de várias juntas como, por exemplo, dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos.
A artrite reumatoide pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade, na maioria mulheres. A doença não é obrigatoriamente hereditária, mas, casos de artrite na família merecem atenção. O tratamento certo previne deformidades e limitações ou, quando a doença já está em um grau avançado, pode amenizar e evitar as dores.
Para confirmar, é preciso consultar um médico. Um exame de sangue, que mede a atividade inflamatória, ou de imagem, como uma ultrassonografia ou uma ressonância, podem detectar a doença.
O suco de abacaxi é uma ótima dica para ajudar a amenizar as dores causadas pelas inflamações. Isso porque o abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, manganês e bromelina, uma enzima com ação anti-inflamatória.
Para fazer o suco é simples: bata um abacaxi com meio litro de água, coe e beba em seguida.
Outra opção é o suco de limão com alho cru. O alho já é popularmente conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e o limão potencializa esse efeito.
Anote a receita: bata no liquidificador dois dentes de alho descascados e o suco de dois limões. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Para adoçar os sucos, prefira o mel, uma opção mais saudável.
O gengibre é outro famoso anti-inflamatório natural. Neste caso, a dica é o chá. Para uma xícara de chá de água, use dois pedaços pequenos de gengibre. Coloque os pedaços de gengibre para ferver na água por cinco minutos, coe e sirva.
Não se esqueça de que os sucos e o chá devem ser tomados logo após o preparo para não perder parte das propriedades.
Dica: Para quem tem artrite, recomenda-se manter uma dieta equilibrada e rica em cálcio, pois a doença aumenta as chances de desenvolver osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário