Artistas, agentes culturais e parlamentares são esperados no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da regional Sul, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, na sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O foco do evento é a remobilização dos conselhos estaduais de cultura e a formulação de uma rede integrada de conselheiros que seja atuante no Sistema Nacional de Cultura. Farão parte do evento os conselhos de cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
À frente da organização está o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), Márcio Caires, que também preside o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta). "É preciso remobilizar os conselhos estaduais para discutir o papel no Sistema Nacional de Cultura e sua articulação com a sociedade civil", afirma Márcio.
Na manhã da sexta-feira, 07, haverá um debate entre conselheiros sobre o papel deles nas ações culturais no Sul do país. A partir das 14 horas, entidades de cultura da Câmara dos Deputados e da sociedade civil discutirão demandas da área cultural na região. No mesmo horário, estarão presentes membros do Ministério da Cultura e a das secretarias de cultura dos estados.
No sábado, 08, a programação tem início com uma reunião interna dos conselheiros para elaborar o plano de ação da regional Sul. "Esse encontro é o pontapé inicial para ouvirmos as necessidades da sociedade civil e traçarmos diretrizes nacionais", conta a vice-presidente do ConECta e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Loma Pereira.
O secretário de cultura do Paraná e Presidente do Conselho de Cultura Paranaense, Paulino Viapiana, ressalta a importância do evento. "Os conselhos estaduais são ferramentas importantes para orientar a ação do poder público na formulação das políticas culturais. Além de enriquecer o diálogo com a sociedade, os encontros do ConECta abrem espaço para a troca de experiências que contribuem para a efetivação de ações em cada estado", destaca.
Já a presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Mary Garcia, lembra que a articulação do ConECta é fundamental "para que os conselhos assumam um lugar de reflexão para a construção de políticas públicas que retratem com maior fidelidade as necessidades da classe cultural".
Após o evento em Porto Alegre, o ConECta realizará encontros em outras regiões do país. O próximo fórum será o da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e acontecerá em Amapá nos dias 14 e 15 de junho.
O que é o Conecta?
O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) é uma associação civil fundada em 1º de agosto de 1998, sem fins lucrativos, com sede na capital do estado onde presidir o seu presidente eleito. Seu objetivo é promover a articulação e a cooperação entre os conselhos estaduais de cultura, propor mecanismos na busca de soluções para os problemas culturais brasileiros, atuar e articular com os secretários estaduais de cultura na busca da construção de políticas culturais nacionais, além de representar os Conselhos Estaduais de Cultura com os poderes públicos.
Sua missão também é a de participar da formulação de políticas culturais nacionais com representação em instâncias decisórias e acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos correspondentes, bem como estimular a criação de conselhos municipais de cultura, buscando a universalização da cultura voltada para o interesse da maioria da população
Nenhum comentário:
Postar um comentário