quinta-feira, 24 de junho de 2010

MULHER FARROUPILHA -2008

Semana Farroupilha

21/08/2008 09h55min



Atuação de mulheres no tradicionalismo gaúcho é premiada

Trabalho feminino será valorizado com entrega de troféu em cerimônia na noite de 7 de setembro

O trabalho feminino em favor da cultura e das tradições do Rio Grande do Sul está mais valorizado. A partir deste ano, cinco gaúchas com destacada atuação no Estado serão agraciadas com o Prêmio RS Mulher Farroupilha, evento que faz parte das comemorações oficiais da Semana Farroupilha, que vai de 6 a 20 de setembro.



As homenageadas foram escolhidas pelos integrantes do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Comissão Gaúcha de Folclore, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher, órgão ligado ao gabinete da governadora Yeda Crusius.



O troféu, em ferro e madeira rústica, terá a forma do mapa do Estado adornado pela figura de uma mulher. A distinção será entregue na noite de 7 de setembro no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital, onde os galpões começam a ser montados neste sábado.



Além das cinco mulheres, receberão troféus as nove prendas estaduais eleitas em maio – três em cada categoria: mirim, juvenil e adulto – pela atuação em projetos sociais e artísticos em suas comunidades.



Parte do trabalho das prendas poderá ser conhecida no pavilhão central do Acampamento Farroupilha, com exposições de artesanato e material reciclado que serão realizadas entre 6 e 8 de setembro.



Cyra dos Santos Ferreira

Nascida na Capital há 78 anos, Tia Cyra, como é conhecida, dedica a vida ao tradicionalismo e a obras assistenciais. Especialista em gaita piano, é viúva de Cyro Dutra Ferreira, um dos oito pioneiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho. É uma das primeiras mulheres a participarem do 35 CTG.



Marli Scholl

Nascida em Caxias do Sul há 70 anos, vive em Osório, no Litoral Norte, desde a infância. Professora de música, é pós-graduada em História das Artes e em Folclore. Criou a primeira invernada artística de Osório, foi coordenadora da Semana Farroupilha da cidade e assessora de Pesquisa do IGTF.



Jurema Chaves

Radicada no Vale do Sinos, é natural de Encantado, no Vale do Taquari, onde nasceu há 60 anos. É poetisa, escritora, declamadora, radialista e ativista cultural. Foi coordenadora da cultura sul-rio-grandense da Secretaria Municipal de Cultura de São

Leopoldo.



Paula Simon Ribeiro

Porto-alegrense de 70 anos, é formada em Artes Plásticas, com pós-graduação em Folclore e História das Artes. Pesquisadora, é presidente da Comissão Nacional de folclore e conselheira em exercício do Conselho Nacional de Política Cultural.



Maria Luiza Benitez

Cantora, compositora, mestre de cerimônias e jurada de festivais de música, nasceu em Bagé, há 56 anos, onde iniciou a carreira artística em paralelo com atividades de locutora de rádio e apresentadora de TV. Desde o final da década de 1970, dedica-se a canções nativistas.



Também recebem o troféu as prendas estaduais:

Adultas: Gabrielli da Silva Pio (Alvorada), Francieli da Silva Santos (Tupanciretã) e Paula Tamara Schmidt (Sapiranga)

Juvenis: Juliana dos Santos Oliveira (Cruz Alta), Laura Jaskulski Capiotti (São

Gabriel) e Maiquéli Cristina da Silva Angeli (Novo Hamburgo)

Mirins: Andréia da Luz Pereira (Alegrete), Natália da Rocha Moreira (Porto Alegre) e Tanielly Vieira Machado (Dom Pedrito)





ZERO HORA

Compartilhe O que é isso? del.icio.us facebook google meneame technorati yahoo O que é isso? x fechar

del.icio.us

Ferramenta online que armazena endereços de qualquer site – categorizando-os através de palavras-chave (tags) –, compartilha lista de favoritos e permite pesquisa a bookmarks de outros usuários.

facebook

Conhecido como site de relacionamento, o Facebook permite aos seus usuários partilharem notícias com seus amigos e inseri-las na sua página pessoal.

google

Serviço de armazenamento e organização de favoritos online do Google.

meneame

Serviço no qual o usuário indica páginas de conteúdo para que sejam votadas por outras pessoas logadas à ferramenta. As mais votadas vão para a capa do site.

technorati

Site de busca de blogs e também ferramenta de favoritos. Através do Technorati é possível saber quantos sites apontam para determinado endereço.

yahoo

Permite organizar as páginas favoritas e compartilhar bookmarks pessoais com outros usuários.

Maria Luiza Benitez é uma das premiadas

Foto: Divulgação / clicRBS





Comente esta matéria



Mais Notícias

Semana Farroupilha 30/09/2008 18h25min

Prefeitura de Porto Alegre avalia estragos em parque após Acampamento

Semana Farroupilha 22/09/2008 07h02min

Festa já deixa saudade

Semana Farroupilha 22/09/2008 07h00min

Símbolos do amor pelo pago

Semana Farroupilha 20/09/2008 17h38min

Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé

Semana Farroupilha 20/09/2008 15h08min

Ela é a gauchinha

Semana Farroupilha 20/09/2008 15h06min

O orgulho de ser gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário